E já se foram 10 anos desde o surgimento da ideia de Indústria 4.0, Klaus Schwab, falou no Fórum Econômico Mundial, nesta época, provocando o pensamento de líderes globais sobre uma nova onda provocada por novas tecnologias que iriam mudar a indústria e o mundo.
Na Alemanha, inicia-se a Industrie 4.0, alastrando pelo mundo o conceito, onde cada país criou a seu modo, políticas, programas e iniciativas, que levariam as indústrias para uma nova realidade, a dita 4ª Revolução Industrial.
Já temos no mundo das indústrias, operando de acordo com os apontamentos de Klaus Schwab?
Ainda não na totalidade, mas o caminho é real e sem volta, para embasar nosso texto vamos levar em consideração os estudos promovidos e divulgados pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), onde a partir de 2019, iniciou-se uma pesquisa global, para entender o quão aderente a Indústria 4.0 estava sendo aplicada nas empresas.
Neste ano de 2019, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 16 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.
A figuras apontam o resumo de cada ano, sugerimos baixar estes documentos para entender cada case apontado, que levou a descrição destas empresas no estudo.
No ano de 2020, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 44 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.
No ano de 2021, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 69 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.
No ano de 2022, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 103 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.
O fato de o estudo apontar um crescimento gradual, ano a ano, nos leva a concluir que a crescente tecnológica na implantação das indústrias é uma realidade, conforme mostra o gráfico abaixo.
Neste ano de 2022, seguindo a linha de estudos e tendências, a empresa ARC divulgou um estudo com as 25 empresas mundiais mais inovadoras no âmbito da Transformação Digital, segue o link para baixar o Paper:
Conclusão
Concluímos que a Transformação Digital nas Indústrias é uma realidade, empresas que já se estruturaram com treinamento e qualificação de pessoas, criação de diretrizes estratégicas, investimentos com visão de futuro, já estão vivendo uma realidade diferente dos modelos até então postos ante a 3ª Revolução Industrial.
A empresas do futuro estão sendo construídas, não sabemos como serão na totalidade, mas já temos alguns indicadores, serão empresas com pessoas que saberão utilizar dados para tomada de decisões, projetando tendências futuras, frente aos desafios impostos pelo crescimento da população mundial.