Em meio às discussões sobre os limites e os potenciais da Inteligência Artificial (IA), a Siemens mostrou que está disposta a liderar um movimento, avançando vários passos em direção à plena aplicação dessa tecnologia, especialmente na automação industrial.
Durante a Hannover Messe 2023, que aconteceu entre os dias 16 e 21 de abril, na Alemanha, a companhia promoveu o Industrial Operations X, um portfólio de soluções que buscam tornar os processos industriais altamente flexíveis, com funções modulares e escaláveis, tendo como base processos digitais.
Foi com esse direcionamento que a empresa revelou, com grande expectativa, o novo Teamcenter, que foca na utilização de IA colaborativa para potencializar a produtividade e a inovação ao longo do ciclo de vida de um produto.
Simultaneamente, a Siemens anunciou duas inovações: o primeiro controlador Simatic virtual e o simulador Sinamics DriveSim Advanced.
Estas ferramentas, somadas a um legado de 175 anos, buscam garantir a automação via software flexível, enquanto a tecnologia de simulação avançada para engenharia virtual amplia o leque de soluções da empresa para drives de controle de movimento, com base em um gêmeo digital.
“Na Hannover Messe 2023, mostramos como a Siemens combina mundo real e digital e ajuda seus clientes a se tornarem mais competitivos, mais resistentes e mais sustentáveis”, destacou Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG, projetando todas as iniciativas da Siemens Xcelerator, a plataforma de negócios digital do conglomerado alemão.
Inteligência artificial na prática
No maior estande da Hannover Messe 2023, com 2.800 m2, os visitantes puderam conhecer as novidades do software Teamcenter da Siemens. Nele, a inteligência artificial colaborativa é empregada para impulsionar a eficiência no design, engenharia, fabricação e ciclo de vida operacional dos produtos.
Este projeto, desenvolvido em parceria com a Microsoft, posiciona a Siemens como pioneira entre as empresas de software de engenharia e manufatura na adoção da tecnologia análoga ao ChatGPT.
Prevista para o final de 2023, a plataforma para gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) aprimora a colaboração multifuncional, integrando funcionários do chão de fábrica a equipes em todas as funções de negócios, a partir da combinação do Microsoft Teams e dos modelos de linguagem no Azure OpenAI Service, bem como outros recursos de AI do Azure.
Este novo aplicativo possibilita, por exemplo, que trabalhadores registrem suas observações em seus idiomas preferidos, que serão traduzidos para a língua oficial da empresa através do Microsoft Azure AI. Ademais, fornece recursos práticos, como notificações, para simplificar aprovações de fluxo de trabalho, reduzir o tempo necessário para requisições e acelerar os ciclos de inovação.
Todas as informações são analisadas pelo próprio app, que cria automaticamente um relatório resumido e o encaminha dentro do Teamcenter para o especialista adequado em design, engenharia ou fabricação.
“A integração da IA nas plataformas de tecnologia transformará profundamente a maneira como trabalhamos e como cada empresa opera. Com a Siemens, estamos levando o poder da IA a mais organizações industriais, permitindo a simplificação de fluxos de trabalho e a colaboração de maneiras mais inclusivas para acelerar a inovação centrada no cliente”, avalia Scott Guthrie, vice-presidente executivo de Cloud + AI da Microsoft.
Essa parceria faz parte do relacionamento estratégico de longa data entre a Siemens e a Microsoft e está alinhada ao conceito de usar o ChatGPT da OpenAI e outros serviços de IA do Azure para potencializar soluções de engenharia de automação industrial.
De acordo com Cedrik Neike, membro do conselho administrativo da Siemens AG e CEO da Digital Industries, “uma inteligência artificial poderosa e avançada está emergindo como uma das tecnologias mais importantes para a transformação digital. A Siemens e a Microsoft estão se unindo para implantar ferramentas como ChatGPT para capacitar funcionários de empresas de todos os tamanhos a colaborar e inovar de novas maneiras”.
Simatic S7-1500V: o CLP virtual da Siemens
No âmbito de exploração das possibilidades de automação, a Siemens utilizou a Hannover Messe 2023 para lançar o Simatic S7-1500V, seu primeiro controlador lógico programável (CLP) completamente virtual.
O Simatic S7-1500V, que atende aos requisitos especiais do mercado, permite o gerenciamento central via Industrial Edge e também é compatível com o TIA Portal, garantindo maior flexibilidade e escalabilidade às produções, além de simplificar a colaboração entre os usuários de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia Operacional (TO).
Para isso, o PLC virtual é independente de hardware, o que significa que não exige nenhum hardware específico, sendo que o Industrial Edge Management possibilita gerenciá-lo de maneira central, porém adaptada às necessidades do cliente.
“Se os especialistas de serviço não estiverem na fábrica em um momento específico, eles receberão uma mensagem de diagnóstico informando que o controlador parou. O Industrial Edge Management System permite acessar o controlador virtual remotamente, o que significa que podem fazer a fábrica funcionar novamente sem obstáculos”, exemplifica Efrossini Tsouchnika, vice-presidente de Controle da Siemens.
Simulação estendida
Para Magnus Edholm, Head of Marketing Digital Enterprise, a Siemens irá acelerar ainda mais os processos de produção atuais, ao mesmo tempo que coloca as pessoas no centro das operações. “Ao combinar os mundos real e digital de forma única, contribuímos para que nossos clientes sejam mais ágeis, adaptáveis e ecológicos”.
Esta combinação de mundos também ditou o tom do novo Sinamics DriveSim Advanced, que expande a oferta do Industrial Operations X à simulação de drives. Com ele, a intenção é fazer com que os fabricantes de máquinas reduzam o consumo de recursos e otimizem a eficiência energética por meio de uma simulação realista, cujos parâmetros e configurações serão estabelecidos em um gêmeo digital.
Em direção ao futuro
A utilização de tecnologias que priorizam a sustentabilidade foi apontada por Pablo Fava, CEO da Siemens no Brasil, como um debate que deve ser liderado pelo país. “O Brasil não pode ficar para trás, deve se posicionar como um celeiro da sustentabilidade. Há anos gera energia sustentável e tem tudo para se tornar um fornecedor global de energia limpa”, destacou em entrevista ao Automação Industrial, durante a feira na Alemanha.
“O próximo passo da transformação digital é o Metaverso industrial: um modelo do mundo real – e de todas as suas características físicas – que estará sempre online. No qual as pessoas podem colaborar em tempo real para otimizar continuamente o mundo virtual. Desta forma, tornamos o mundo real melhor e mais eficiente, principalmente em termos de recursos”, prevê Roland Busch, presidente da Siemens AG.