Há 20 anos, a já ‘cinquentona’ Endress+Hauser dava seus primeiros passos no Brasil, iniciando um trabalho que, hoje, além de estar plenamente consolidado no mercado nacional, passa por um forte movimento de expansão em várias partes da América Latina. E, avançando ainda mais nessa direção, nesta terça-feira, 26 de março, foi inaugurado o novo Centro de Excelência para Clientes (CEC), na cidade mineira de Belo Horizonte.

Os CECs são espaços altamente tecnológicos criados pela empresa suíça com o objetivo de demonstrar a aplicação de seus produtos e permitir que os clientes descubram, na prática, como as soluções da Endress+Hauser podem ser aplicadas em suas próprias indústrias. As demonstrações são baseadas em melhorias de processos (process improvement) e na análise de processos (process analysis).

“Assim, nossos clientes conhecem de perto o que há de mais moderno e inovador no mercado de instrumentos de controle e processos, além de toda a linha da Endress+Hauser. Queremos também, dessa forma, ficar mais próximos dos clientes e realizar até treinamentos e reuniões no nosso espaço”, contou Eloisa Doro, gerente do time de Aplicações da Endress+Hauser Brasil, durante a inauguração.

Endress CEC BeloHorizonte Inauguracao 1
Inauguração do Centro de Excelência para Clientes da Endress+Hauser em Belo Horizonte. Foto: Vinicius Abidal

Um centro tecnológico semelhante já vem funcionando na fábrica em Itatiba (SP), para onde a sede da empresa foi transferida em março. Mas o novo CEC, instalado no bh.tec (Parque Tecnológico de Belo Horizonte), é o primeiro fora de uma planta matriz. “Escolhemos Belo Horizonte porque ela representa a segunda maior região em volume de negócios para Endress+Hauser, com grande foco no nosso segmento”, explicou a gerente.

Investimento e expansão

A unidade do bh.tec foi a primeira, mas não será a única inaugurada em 2024. Em breve, outra também abrirá as portas em Salvador (BA), como antecipou Carlos Behrends, diretor-executivo da Endress+Hauser.

“Estamos com os processos já avançados em Salvador, onde, assim como Belo Horizonte, vamos testar o conceito do Centro de Excelência para Clientes no país. Testar significa verificar se nossos clientes se interessam. Se a resposta for positiva, como estamos tendo aqui hoje [na inauguração], continuaremos com esse conceito em outras cidades, procurando expandir a nossa pegada para mais regiões dentro do país”.

De acordo com o diretor-executivo, o investimento no conceito está previsto entre outros que estão sendo feitos pela Endress+Hauser na América Latina, a fim de, principalmente, aumentar a produção no Brasil, na Colômbia e no Chile.

“Estamos aumentando nossa presença e isso envolve expandir nossa capacidade produtiva nas cidades onde temos nossa matriz principal em cada um desses países. Por isso, estamos iniciando a construção de um prédio na Colômbia e já fizemos a aquisição de um terreno para expandir a fábrica no Chile”, contou Behrends. Vale lembrar que, em fevereiro, a empresa anunciou o investimento de US$ 7 milhões na nova sede colombiana.

Em 2023, durante as comemorações dos seus 70 anos, a Endress+Hauser já havia revelado que estava apostando em uma estratégia de longo prazo, focada no crescimento sustentável tanto de suas operações, em várias partes do mundo, como para seus clientes, por meio da aplicação de seus produtos tecnológicos e eficientes.

Compartilhe

Equipe de redação do site Automação Industrial. Acompanhe nosso conteúdo e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e insights do setor.

Deixe Uma Resposta