A WEG, reconhecida globalmente por seus equipamentos eletroeletrônicos, e a Nova SMAR, referência em sistemas de automação industrial, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento. O objetivo da parceria é acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias abertas na automação das indústrias.
O foco da colaboração entre as duas empresas será o desenvolvimento de componentes compatíveis com o O-PAS (Open Process Automation Standard).
Este conjunto de padrões, desenvolvido pelo Open Process Automation Forum (OPAF), busca promover a interoperabilidade, flexibilidade, portabilidade, utilização de hardware intercambiável, redução de custos e inovação nos sistemas de controle de processos industriais.
A iniciativa integrará a capacidade de desenvolvimento de hardwares eletrônicos da WEG com a plataforma aberta WEGnology, uma referência em tecnologia low-code para nuvem e borda. Além disso, será utilizada a arquitetura do sistema de automação híbrida SYSTEM302 da Nova SMAR.
Carlos Grillo, Diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas, expressou entusiasmo com a nova parceria: “Estamos muito motivados para introduzir no Brasil os conceitos de interoperabilidade da O-PAS para a indústria de processos integrados à nossa plataforma WEGnology. Possuímos uma linha completa de hardwares e softwares para este segmento e, com esta tecnologia ainda em seu início, podemos ajudar a guiar a indústria para uma eficiência ainda maior, explorando a liberdade dos sistemas abertos.”
Libanio Carlos de Souza, Diretor Presidente da Nova SMAR S.A., reforçou o compromisso da empresa com a inovação: “A Nova Smar reafirma seu pioneirismo na introdução de novas tecnologias abertas no setor de automação industrial por meio de suas contribuições na definição, validação e disseminação das especificações do Open Process Automation Forum. Estamos entusiasmados em unir força com a WEG para fornecermos tecnologia genuinamente brasileira para promover a transformação digital do setor industrial mundial.”
A parceria entre WEG e Nova SMAR promete trazer avanços significativos para a indústria de automação, reforçando o papel do Brasil na vanguarda das tecnologias abertas.