Alunos da Fatec de Jahu, interior de São Paulo, desenvolveram um sistema para monitoramento de equipamentos industriais. O projeto foi desenvolvido por Marcos Ferrucci e Júlio César Pereira, sob orientação do professor Guto Christianini, para a 8ª Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps).

O projeto, que se chama “Automação Industrial utilizando o ScadaBR e Arduino”, visa auxiliar micro e pequenas empresas industriais a melhorarem pontos sensíveis dos processos de fabricação. Assim, ele prevê o uso de equipamento (hardware) e programa (software) a partir de aparelhos que devem estar conectados à Internet, para então captar e envia dados sobre oscilações e mudanças de comportamento em equipamentos da linha de produção.

Ainda, segundo o professor orientador, através de um painel de controle, chamado em inglês de dashboard, os sensores do projeto têm a capacidade de monitorar os dados em tempo real. Além disso, eles utilizam gráficos dinâmicos que auxiliam na visualização de pontos críticos e podem então enviar alertas automáticos ao detectar qualquer tipo de problema durante o monitoramento da produção.

O projeto, que utilizou Arduino e ScadaBR, foi elogiado e bem recebido por profissionais da área e pelos organizadores da feira, pois além da funcionalidade, ele apresenta baixo-custo e pode ser modificado até certo ponto para atender as necessidades de cada empresa.

FETEPS

A 8ª Feteps aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro, na Expo Barra Funda, na capital paulista. O objetivo da feira é apresentar projetos de pesquisa, produções culturais, serviços e experiências bem sucedidas de alunos das Fatecs e Etecs, possibilitando a integração entre diversas instituições nacionais e da América Latina.

Na edição de 2014, foram apresentados 244 projetos, sendo 224 do estado de São Paulo, 5 de outros estados do Brasil e 15 de outros países.

Fonte da Imagem: Fatec Jahu

Compartilhe

Nascido e criado em Sertãozinho, uma cidade no interior paulista. Em maio de 2012 fundei o site Automação Industrial com o objetivo de apoiar estudantes e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e acessível em português. Apaixonado por programação e sempre acompanhado de um bom café.

1 comentário

  1. Julio Xavier no

    Muito obrigado por publicar a matéria, foi uma experiência muito boa ver nosso projeto no site que eu entrava para buscar informações quando começamos a desenvolver ele.

    Abss e Sucesso

Deixe Uma Resposta