Em qualquer conversa sobre o curso de Engenharia Elétrica, mesmo as mais informais, sempre surge a famosa dúvida sobre o título do profissional formado na área: “o correto é engenheiro elétrico ou eletricista?”
Se você é recém-formado ou um estudante na área provavelmente será questionado ao longo da carreira a respeito da nomenclatura correta. A polêmica é antiga e constantemente alvo de piadas.
Apesar dos desentendimentos, os dois termos, engenheiro elétrico ou eletricista, podem ser utilizados já que a terminologia é indiferente para o exercício da profissão. Entretanto, “Engenheiro Eletricista” é o nome oficial atribuído pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) como veremos em mais detalhes a seguir.
Afinal, é engenheiro elétrico ou eletricista?
O termo “Engenheiro Elétrico”, quase sempre é utilizado por pessoas que não atuam no segmento. Geralmente, o termo que identifica uma cadeira acadêmica é herdado pelo profissional, como no caso do Engenheiro Mecatrônico, por exemplo.
Por isso, o mais comum é se ouvir o termo “Engenheiro Elétrico”. Entretanto, o principal argumento para a adoção do termo “Engenheiro Eletricista” é a resolução Nº 473/02, de 26/11/2002, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).
A resolução estabelece uma lista com os títulos profissionais em todos os níveis de formação, bacharelado e tecnólogo, das áreas da engenharia. Nela o termo “Engenheiro Eletricista” (Código: 121-08-00) é apresentado como a titulação para o profissional formado na graduação do grupo “Engenharia” e na modalidade “Eletricista”.
Dito isso, os profissionais da área devem optar por utilizar “Engenheiro Eletricista” em ambientes formais ou em documentos oficiais. Já em ocasiões informais os dois termos, engenheiro elétrico ou eletricista, podem ser utilizados sem maiores julgamentos.
A confusão também acontece pela similaridade, em termos de nomenclatura, do profissional que atua como eletricista e dos engenheiros eletricistas. Embora ambas as posições envolvam eletricidade, existem algumas diferenças importantes no tipo de trabalho que esses profissionais realizam.
O que faz um eletricista?
Eletricistas instalam, mantêm e reparam equipamentos e sistemas elétricos. Os profissionais nesta função normalmente estabelecem e gerenciam os fios que conectam os sistemas elétricos às fontes de energia e permitem que eles operem adequadamente.
Os eletricistas inspecionam os sistemas elétricos para garantir que estejam funcionando corretamente, atualizando componentes se necessário e reparando qualquer dano que tenha ocorrido.
Basicamente, os eletricistas são responsáveis por garantir que uma empresa, casa, instalação industrial ou outro edifício tenha acesso adequado à eletricidade. As responsabilidades do trabalho de um eletricista podem incluir:
- Conectar sistemas elétricos à fonte de alimentação
- Inspecionar a fiação e sistemas elétricos existentes
- Localizar problemas elétricos e realizar reparos
- Seguir projetos e códigos de construção ao instalar sistemas
- Operar ferramentas elétricas
O que faz um engenheiro eletricista?
Engenheiros eletricistas trabalham em uma variedade de projetos. Os campos de atuação incluem edifícios, computadores, celulares, radares, iluminação em complexos industriais e outros tipos de sistemas elétricos.
Engenheiros eletricistas trabalham em diversos mercados e suas habilidades também variam. Os requisitos para atuar em um setor podem variar desde a teoria básica de circuitos até mesmo conhecimentos em gestão de projetos e negócios.
As responsabilidades do trabalho de um engenheiro eletricistas podem incluir:
- Avaliação de componentes e aplicações de sistemas elétricos
- Projetar e conduzir pesquisas acadêmicas
- Realizar a gestão e o planejamento de materiais em projetos elétricos
- Desenvolvimento de produtos elétricos através do estudo de requisitos de um cliente
- Garantir a qualidade de um produto projetando métodos de teste elétrico
Conclusão
Embora eletricistas e engenheiros eletricistas trabalhem com sistemas elétricos (e tenham nomenclaturas similares) suas tarefas se diferem na prática. Além de suas diferentes responsabilidades, ambos os trabalhos exigem diferentes níveis de treinamento e formação.
Por fim, no que diz respeito ao debate “é engenheiro elétrico ou eletricista?” é importante ter em mente que seu cargo, oficialmente, é aquele que está disposto na sua carteira de trabalho.
Como dissemos: o CONFEA estabelece que o título profissional correto é “Engenheiro Eletricista”.
Dessa forma, em ambientes profissionais dê preferência a essa nomenclatura. Porém, em uma conversa informal entre amigos, você pode se intitular até mesmo de “Grande Mestre da Eletricidade”.
Esperamos que esse post tenha respondido sua dúvida! E se você estiver interessado em aprender mais sobre engenharia elétrica, não deixe de ler outros conteúdos já publicados no nosso site.
3 Comentários
Sou formado em Tecnologia de Automação Industrial, durante o decorrer do curso tive excelentes doutores e mestres professores e esse tema sempre vinha nas mesas de debates em sala de aula. Era unanime a opinião dos professores. Eles diziam que o termo correto é ENGENHEIRO ELETRICISTA. Quando alguém pronuncia algo diferente desse termo, logo se ve que não é do “ramo”. Só para contextualizar, seria como na matéria de Tecnologia dos materiais, se dissesse o termo “DERRETER” ao invés de “FUNDIR”. Quem tem conhecimento técnico não se faz utilizar do verbo derreter e sim do verbo fundir, ação aplicada aos materiais. Exemplo, derreter a solda ou fundir a solda!
Boa tarde, olha alguém poderia fazer um favor de mim esclarece; pois fiz um curso de eletricista e quando mim dero o certificado veio como auxiliar de manutenção predial, eu nao achei correto fiz a reclamação e mim alegaram que foi baseado no pronatec…mas ja fiz a pesquisa e nao achei nada referente. Por isso precisa de ajuda para eu esclarecer isso pois nao concordo com essa nomenclatura.
Acho que se vc fizesse no Senai o certificado sairia certo