Os contatores elétricos são dispositivos eletrônicos especializados em transportar a corrente para diferentes partes de um circuito, onde cada tipo de contato terá a sua própria função e um campo eletromagnético é gerado quando a corrente flui através dos contatos. Sua divisão acontece em 3 tipos diferentes: Molas de contato; Contatos auxiliares; Contatos de potência.
Quer saber mais sobre as funções de um contator elétrico? Continue lendo e acabe de vez com as suas dúvidas.
Como funciona um contator elétrico?
Em um contator elétrico, a bobina móvel atrai a corrente enquanto o núcleo móvel empurra os contatos móveis e fixos juntos, fazendo com que eles fechem e abrem ao mesmo tempo. Dentro do meio industrial, os contatores são utilizados em diferentes aplicações já que esses dispositivos controlam o aquecimento, a iluminação e os motores elétricos.
É importante ressaltar que, nos dias de hoje, existem várias tensões disponíveis e elas variam entre 24V AC e 110V DC. Esses contatores também vêm em diferentes níveis de amplificador e potência, enquanto bobinas de 230V AC são usadas para controlar o circuito de uma chave de motor de 230V.
As características de um contator elétrico
Como explicado, o contator elétrico é um dispositivo eletromagnético que comuta circuitos de energia elétrica. Ele consiste em três componentes principais: uma carcaça de metal, uma carcaça de plástico e um eletroímã.
Nele, a bobina será o componente mais importante de um contator e fornecerá a força motriz para fechar e abrir os contatos. Um contator também é feito de duas bobinas, onde essas bobinas são alimentadas por um circuito de controle externo. Além disso, o material do núcleo de um contator pode ser macio, duro ou pode ser de aço sólido.
É comum que um contator elétrico possua vários contatos, já que esses contatos controlam outros componentes em um sistema elétrico, e normalmente são fechados ou abertos, fornecendo energia a uma carga quando a mesma é energizada.
As principais partes de um contator elétrico
Mola: Em um contator elétrico, a mola tem a função de colocar os contatos em uma posição de repouso no momento em que a bobina estiver diretamente desconectada de sua fonte de energia.
Contatos: De forma básica, os contatos são lâminas metálicas com função de chaveamento, além de serem responsáveis por realizar a condução da corrente de carga e também da corrente de comando.
Bobina: Feita de cobre, a bobina é um enrolamento capaz de criar um campo eletromagnético que, quando for alimentado em terminais do tipo A1 e A2, também consegue promover um deslocamento desse núcleo de ferromagnético.
Núcleo: O núcleo do contator elétrico é construído com lâminas de um material ferromagnético, além de contar com duas diferentes partes que são separadas por uma ação mecânica de molas. Uma das partes deste núcleo está diretamente ligada aos contatos do dispositivo, onde irá acionar os contatos de comando e da carga do contator ao ter uma movimentação do núcleo.
Para que serve um contator elétrico
O contator vem em uma variedade de tamanhos, formas e capacidades. Suas características variam de acordo com sua função, mas todas são projetadas para realizar a mesma função básica: chavear motores e capacitores de alta corrente.
Portanto, a principal finalidade do contator elétrico é transportar corrente para várias partes do circuito de forma a proteger a carga de correntes elétricas perigosas, como é o caso de curtos-circuitos que podem levar a incêndios, por exemplo.
Outra aplicação do contato elétrico é na automação de luzes, que podem ser do tipo trinco ou monopolar.
Qual é a importância do contator elétrico?
Os contatores elétricos são dispositivos que usam bobinas para produzir um campo magnético e fechar ou abrir um conjunto de contatos para controlar a carga. Ou seja, esses contatores podem cortar os circuitos principais CA de forma rápida e frequentemente se conectar a grandes circuitos de controle de corrente.
Vale ressaltar, que os contatos do contator elétrico são o único componente que permitirá que a corrente de plena carga passe por ele. Os contatos do contator são de diferentes tipos. No entanto, existem outros tipos de contatos. Os contatos de alimentação são aqueles que estão conectados à fonte de alimentação. Os contatos de alimentação são feitos de metal e os dois tipos de contatos são iguais. Por isso, os contatos elétricos hoje são tão importantes para qualquer tipo de projeto.
Os principais tipos de contatores elétricos
Contator elétrico de tipo AC1
Os contatores elétricos que se encaixam nessa categoria contam com um fator de potência de no mínimo 0.95, com cargas puramente resistivas, com aquecimento e resistência, além de outros fatores. Por ter um valor de fator indutivo bem menor, as interrupções de correntes nessa categoria de contator elétrica são feitas de forma fácil.
Contator elétrico de tipo AC2
A segunda categoria de contatores elétricos é redirecionada para as partidas e também desligamentos, além de frenagens por uma contracorrente e uma partida por impulso em motores de anéis. No tipo AC2, o contator elétrico tem força para aguentar correntes de até 2.5x maiores que a corrente nominal. Por ter um valor mais alto, as interrupções são feitas de forma severa e bruta, porém o contato é capaz de suportar.
Contator elétrico de tipo AC3
A terceira categoria de contatores elétricos é a AC3, divisão voltada para motores de gaiola dos quais o desligamento é feito com um motor em regime. Nessa categoria, a corrente da partida chega a ser cinco a sete vezes maior que o valor da corrente nominal. Comumente utilizados em escadas rolantes, elevadores, ar-condicionado e etc.
Contator elétrico de tipo AC4
Já a última categoria de contatores elétricos (a AC4) é voltada para realizar manobras com pesos extremos, como é o caso de pontes rolantes, tornos, etc.
Conclusão
Um contator elétrico é um tipo de dispositivo eletrônico capaz de transportar corrente elétrica em diferentes etapas de um circuito elétrico. Cada uma das etapas terá a sua própria função e também um campo eletromagnético que será gerado a partir do fluxo da corrente nesses contatos.
Embora as funções de um contator elétrico possam variar, a principal tarefa do contator é a de chavear motores e também capacitores de alta corrente, transportando correntes através do circuito para protegê-lo de cargas de correntes elétricas perigosas.
Você já conhecia as funções de um contator elétrico? Deixe as suas primeiras experiências com ele nos comentários.
1 comentário
GOSTEI DA AULA, MUITO BOA, OBRIGADO.