A ABB irá colaborar com a Microsoft na integração do Azure OpenAI Service no pacote ABB Ability Genix Industrial Analytics and AI. As empresas vão trabalhar juntas na implementação da tecnologia de IA generativa para ajudar os clientes industriais a explorar insights ocultos em dados operacionais.
A coleta e correção aprimoradas de dados irão permitir ganhos em eficiência e produtividade, confiabilidade de ativos, segurança operacional, menor consumo de energia e impacto ambiental reduzido.
A ABB irá integrar IA generativa por meio do Azure OpenAI Service, incluindo modelos de linguagem (LLMs), como GPT-4, na plataforma e aplicativos Genix, permitindo funcionalidades como geração de código, imagem e texto.
Uma vez lançado, o novo aplicativo – Genix Copilot – irá aprimorar a experiência do usuário, oferecendo funcionalidade intuitiva e simplificando o fluxo de dados contextualizados em processos e operações. Isso vai fornecer aos executivos do setor, especialistas de função e engenheiros de chão de fábrica insights acionáveis em tempo real para uma melhor tomada de decisão e maior produtividade. Tais dados têm o potencial de prolongar a vida útil dos ativos em até 20% e minimizar o tempo de inatividade não planejado em até 60%.
Além disso, a solução terá a capacidade de ajudar os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade e transição energética, fornecendo monitoramento avançado e insights de otimização sobre as emissões industriais de gases de efeito estufa e uso de energia.
O Genix Copilot também permitirá capturar o conhecimento de um operador e facilitar a tomada de decisão colaborativa em várias funções, com forte ênfase na proteção de dados e conhecimento dentro da empresa.
O ABB Ability Genix é uma plataforma industrial modular de IoT, análise e IA que incorpora conhecimento específico do setor para gerar resultados de negócios e garantir a proteção dos investimentos existentes dos clientes.
Segundo a ABB, empresas que já implementaram o Genix atingiram até 40% de economia de custos em operações e manutenção, até 30% de melhoria na eficiência da produção e até 25% de melhoria na otimização de energia e emissões. Espera-se que a adição de recursos de IA generativa ao Genix aumente ainda mais esses benefícios.
“Este é um passo importante na parceria estratégica da ABB e da Microsoft, que irá acelerar a transformação digital do setor industrial”, disse Rajesh Ramachandran, Global Chief Digital Officer, ABB Process Automation. “Acreditamos que o Genix Copilot ajudará os clientes industriais a alcançar seus objetivos combinados de sustentabilidade, excelência operacional e desempenho aprimorado de ativos. Estender os recursos de IA generativa nas soluções digitais industriais da ABB conduzirá os clientes a uma nova era de IA, permitindo bilhões de melhores decisões.”
“Acreditamos que as organizações que estarão melhor posicionadas para o sucesso a longo prazo são aquelas que modernizam e dimensionam suas plataformas de dados”, disse Ralph Haupter, presidente da Microsoft, EMEA. “A aplicação de recursos digitais avançados, como o Azure OpenAI Service, fortalecerá o Genix da ABB para gerenciar com eficácia os dados contextualizados, além de ajudar a impulsionar a transformação digital crítica para o crescimento e mudanças de longo prazo.”
O Genix explora o poder dos dados automatizando a integração contextual de dados de operações (OT), informações (TI) e engenharia (ET) em toda a empresa e aplica IA industrial para trazer análises e otimização avançadas. Ele pode escalar perfeitamente de um ativo para uma planta e para o corporativo. A plataforma pode ser implantada na nuvem, híbrida, edge ou nas instalações. O Genix é seguro por design e usa o Microsoft Azure para conectividade e serviços cloud integrados.