A ABB inaugurou no dia 02 de dezembro a sua nova fábrica de robótica de última geração em Kangqiao, Xangai, China. A instalação de produção e pesquisa de 67.000 m2 representa um investimento de 150 milhões de dólares e contará com tecnologias digitais e de automação para fabricar robôs de próxima geração.
Sami Atiya, presidente da ABB Robótica e Automação Discreta, afirmou que a nova megafábrica ajudará os clientes da empresa a crescer de forma sustentável e a lidar com a escassez de mão de obra, criando empregos de alto valor numa nova era de automação.
A ABB espera que o mercado global de robôs cresça de 80 bilhões de dólares atualmente para 130 bilhões de dólares em 2025. Em 2021, a China, o maior mercado de robótica do mundo, representou 51% das instalações globais de robôs, ultrapassando a marca de um milhão de unidades operacionais.
A fábrica da ABB reúne o mundo físico e o digital, criando um ecossistema de fabricação digital que aproveita sistemas virtuais de planejamento e gerenciamento de produção para melhorar o desempenho e maximizar a produtividade através da coleta e análise de dados.
Em vez de linhas de montagem fixas, a fábrica conta com células de produção modulares e flexíveis conectadas digitalmente e em rede, atendidas por robôs móveis autônomos inteligentes.
Os sistemas robóticos alimentados por Inteligência Artificial (IA) assumem tarefas como parafusar, montar e manusear materiais, liberando as pessoas dessas tarefas e permitindo um trabalho mais gratificante.
Marc Segura, presidente da ABB Robótica, afirmou que a nova instalação de produção e P&D representa a visão da empresa para a fábrica do futuro, onde a automação flexível torna a fabricação e a intralogística mais resilientes, rápidas e eficientes.
Segura ainda destacou o compromisso da ABB com tecnologias de aprendizado de IA para robótica mais inteligente e o foco na fabricação flexível, modular e inteligente. Na instalação de P&D, a ABB desenvolverá e testará novas tecnologias e soluções para atender às necessidades crescentes de seus clientes na China e no mundo. A fábrica também possui um centro de treinamento e um laboratório de desenvolvimento de novos produtos.
A ABB acredita que a nova fábrica será uma plataforma para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções que ajudarão seus clientes a se tornarem mais competitivos e sustentáveis no futuro.