A ABB lançou um novo Programa de Ecossistema de Robótica para oferecer suporte a seus clientes com aplicações de automação mais diversificadas. Colaborando com uma rede global de parceiros, o programa permitirá fácil acesso para usuários finais e integradores de sistemas a inovações de terceiros, incluindo equipamentos periféricos certificados e soluções de software.
“A falta de habilidades e experiência no uso de robôs pode ser uma barreira para pequenas e médias empresas quando se trata de aproveitar toda a gama de benefícios que a automação robótica pode oferecer”, disse Andrea Cassoni, diretor administrativo da linha de negócios globais Indústria Geral para ABB Robótica. “Para os usuários finais, a disponibilidade de soluções ‘plug and play’ de nossos parceiros do ecossistema aborda esses problemas, permitindo que eles introduzam e integrem robôs de maneira rápida e fácil em suas operações.”
O novo programa permitirá que os parceiros do ecossistema desenvolvam e forneçam pacotes que consistem em software e acessórios pré-projetados. Eles são compatíveis e podem ser facilmente integrados ao portfólio completo de soluções robóticas da ABB.
Como soluções integradas e prontas para uso, os pacotes permitirão que usuários finais e integradores de sistemas reduzam o tempo e o esforço na configuração de robôs para novas aplicações. Eles também permitirão que os integradores de sistemas ofereçam soluções tecnologicamente mais avançadas, aumentando sua competitividade e diminuindo ainda mais as barreiras à automação para as PMEs.
Disponíveis para cobots e robôs industriais da ABB, os primeiros pacotes Ecosystem focam em hardware – como garras, mesas e alimentadores. Com o tempo, o programa também verá soluções de software desenvolvidas por parceiros, como blocos de programação para a programação Wizard Easy da ABB e um aplicativo para configuração.
Os pacotes Ecosystem também ajudarão escolas, faculdades e universidades a criar aplicativos de robôs com mais facilidade e apresentá-los como parte de seus programas de ensino. A ABB atualmente trabalha com instituições educacionais em mais de 40 países para equipar os alunos com as habilidades necessárias para prosperar em uma nova era de automação.
“À medida que os robôs se tornam mais comuns em fábricas, armazéns e outros ambientes, os trabalhadores precisam cada vez mais saber como aplicar tecnologias automatizadas para executar tarefas”, disse Cassoni. “Ao facilitar a introdução de robôs nas salas de aula, nosso Programa de Ecossistema pode desempenhar um papel fundamental para garantir que as pessoas tenham as habilidades certas para um futuro automatizado.”