A ABB lançou seu mais recente robô colaborativo, de braço único, na Exposição Internacional de Robótica (iREX) 2017, em Tóquio. Como o próprio nome sugere, os robôs colaborativos são projetados para trabalhar na fábrica lado a lado com humanos, com o objetivo de aumentar a produtividade e ajudar na transição para a customização em massa.
O novo robô da ABB será lançado oficialmente em 2018.
Assim como o YuMi, o robô de montagem de peças pequenas e lançado em 2015, o novo robô tem uma carga útil de 500 gramas e, por ser compacto, pode ser facilmente integrado às linhas de montagem já existentes, aumentando a produtividade. O novo robô também tem programação direta, eliminando a necessidade de treinamento especializado para operadores.
“O sucesso do YuMi excedeu as expectativas; originalmente projetado para montar peças pequenas, acabou se provando extremamente versátil: é capaz de resolver o Cubo de Rubik (cubo mágico), preparar um sushi, embrulhar presentes e até reger uma orquestra. Com base no enorme sucesso do YuMi, esperamos que nosso novo robô de um braço seja igualmente bem recebido, especialmente por ter sido desenvolvido a pedido de nossos clientes”, disse Sami Atiya, presidente da divisão de Robotics and Motion da ABB.
“Continuamos a desenvolver nosso portfólio de robôs colaborativos. O novo robô é uma adição bastante aguardada à fábrica do futuro, possibilitando aos nossos clientes crescer e prosperar na era da customização em massa”, finaliza Per Vegard Nerseth, diretor executivo da ABB Robotics.