A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em 30 de maio de 2023 a nova Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365, relativa à medição, controle e automação de processos industriais – Marcação Digital. Trata-se de um marco inédito na normalização técnica no país.

A norma é destinada aos produtos empregados na medição, controle e automação de processos industriais, e introduz o conceito e os critérios para a marcação digital. Além disso, propõe soluções de leitura eletrônica, como Códigos 2D (QR Codes), RFID ou firmware, substituindo as marcações tradicionais ou convencionais, que se utilizam de textos simples sobre produtos, embalagens ou respectivos documentos.

As marcações digitais armazenam informações que são acessíveis através de leitura eletrônica diretamente realizada por máquinas. Essas marcações estão associadas aos produtos, embalagens ou documentos relacionados aos produtos.

Essas informações, providas pelas marcações digitais, estão acessíveis offline, eliminando a necessidade de uma conexão com a Internet. Após serem lidas eletronicamente, as informações podem ser apresentadas em formato de texto em um monitor ou display, tal como em smartphones ou tablets, permitindo a leitura humana. Alternativamente, elas também podem ser lidas e processadas diretamente por robôs industriais.

exemplo aplicacao ABNT IEC063365
Exemplo de marcação “digital” de um produto “Ex”, de acordo com a Norma ABNT NBR IEC 63365. Imagem: Divulgação ABNT

O projeto “Marcação Digital” surgiu como uma resposta às demandas de fabricantes de equipamentos com proteção “Ex”, adequados para instalação em ambientes explosivos, e dos operadores ou proprietários (usuários finais) de instalações de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricas e mecânicas em áreas classificadas.

Um dos principais objetivos da marcação digital é garantir que todas as informações necessárias possam ser registradas nos equipamentos. Isso se torna especialmente importante quando consideramos a enorme quantidade de dados exigidos na esfera de equipamentos de instrumentação, automação, telecomunicações, elétricos e mecânicos “Ex”, apropriados para instalação em ambientes explosivos.

A Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 63365 adota integralmente o conteúdo técnico, estrutura e redação da IEC 63365:2022 (Ed. 1.0), desenvolvida pelo Technical Committee Industrial Process Measurement, Control and Automation (TECC‑65), Subcommittee Devices and Integration in Enterprise Systems (SC-65E), da IEC (International Electrotechnical Commission)

A elaboração da ABNT NBR IEC 63365 aconteceu no Comitê Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-003), por meio da Comissão de Estudo de Sistemas e Componentes para Medição, Controle e Automação de Processos Industriais (CE-003:065.001).

Informações adicionais sobre a ABNT NBR IEC 63365 podem ser encontradas no catálogo da ABNT.

Compartilhe

Equipe de redação do site Automação Industrial. Acompanhe nosso conteúdo e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e insights do setor.

Deixe Uma Resposta