Estudantes de Limeira, no interior de São Paulo, estão engajados na robótica desde cedo. Três equipes do SESI participaram na última quarta-feira (26) de uma seletiva em Presidente Prudente (SP) com o objetivo de tentar uma vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
A disputa nacional acontece em outubro na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e conta com a participação de alunos de escolas públicas e privadas.
As três equipes são: Laranja Mecânica, do SESI 408, Wind of Hope, da unidade 340, e High Tech, do SESI 5. No total, serão 140 equipes selecionadas para a face nacional, as quais serão divididas em dois grupos de 70 equipes cada.
O objetivo da competição, na modalidade em que os estudantes de Limeira estão concorrendo, é construir um robô que faça uma força tarefa em um trajeto que inclui o salvamento de uma vítima. A meta da equipe Laranja Mecânica é, por meio de um protótipo, fazer com que o robô passe por um local totalmente devastado.
O percurso do robô, contudo, não é tão simples quanto parece. Ele apresenta alta complexidade, com rampas, lombadas e inserções que o robô precisa enfrentar para poder salvar a vítima.
A olimpíada é também uma maneira de incentivar os alunos a seguirem uma carreira profissional na área. Um dos componentes da equipe do SESI começou a cursar aulas de eletroeletrônica no Senai depois de conhecer melhor a robótica e, quando concluir o ensino médio, pretende fazer faculdade de Engenharia Mecânica.
Para saber mais sobre a Olímpiada Brasileira de Robótica, visite o site oficial do evento.
Fonte da Imagem: Robótica SESI
1 comentário
http://www.geocities.ws/pauloluporini – primeiro professor no Brasil em vencer guerra de robôs.