Muitas vezes passando despercebidos por nós, a importância do diodo em nossas vidas atuais ultrapassa o limite do seu tamanho. Caso você ainda não o conheça ou tenha dúvidas sobre o seu funcionamento, não se preocupe. Neste artigo iremos fazer uma recapitulação completa com as principais informações sobre o diodo, esse componente eletrônico tão comum de se encontrar.
O que é um diodo?
O diodo é um tipo de componente eletrônico semicondutor com dois terminais capaz de realizar a passagem de corrente elétrica, mas em apenas um único sentido. Ou seja, a corrente elétrica não irá acontecer caso esteja no sentido errado/contrário.
Como explicado, o diodo tem dois terminais, dos quais o símbolo esquemático dele próprio representa qual é o tipo de polaridade. Nele, a corrente irá seguir o seu movimento fixo fluindo do anodo para o catodo. Para ter mais facilidade, é possível observar um formato de triângulo com uma linha, onde será indicado o sentido que a corrente irá fluir (e, consequentemente, em qual sentido ela não é permitida).
Para que serve um diodo?
Os diodos têm diversas funções possíveis para uso, onde uma das mais comuns é a função de servir como um retificador capaz de converter tensão alternada em tensão contínua. Mas embora o seu uso seja de grande utilidade, o problema deste componente eletrônico está presente no alto aquecimento causado pelo fluxo da corrente.
O diodo é capaz de gastar pouca energia para funcionar, porém em cada vez que a corrente elétrica passa por ele uma potência é dissipada, calor é emitido ao ter uma queda na tensão com valor aproximado de 0.7V para diodos de silício e um valor de 0.3V para diodos de germânio. Nesse caso, quanto maior for a corrente elétrica passando pelo diodo, maior vai ser o calor nele.
Vale ressaltar que (no caso de um diodo de silício, por exemplo) para um diodo ser capaz de conduzir eletricidade será preciso inserir no mínimo 0.7V, que irá passar do anodo para o catodo. Valores menores que este não irão permitir que este componente eletrônico seja capaz de conduzir eletricidade da forma correta já que ele não conseguirá criar a tensão, consequentemente não produzirá nenhum tipo de efeito no diodo.
Para facilitar a compreensão desse acontecimento, um exemplo é: inserir 7V entre o anodo e o catodo que, com uma tensão de 0.7V, onde o valor que irá sobrar é de 6.3V para ser utilizado no restante do circuito elétrico.
Como dito acima, essa queda de tensão e aquecimento pode se tornar uma desvantagem em vários tipos de circuitos. Nesse caso, será preciso utilizar um tipo de diodo que tenha diferentes características e que sejam capazes de aquecer menos ou ter uma menor queda de tensão.
As características de um diodo
Fabricados com um cristal com poder semicondutor de silício ou germânio, os diodos possuem uma junção divida entre duas partes, cada um com dopagens diferentes e separadas por uma camada de depleção no meio delas, garantindo que as duas áreas tenham características diferentes e sendo capaz de formar uma junção do tipo P-N.
Tipos de diodos
1) Diodo Retificador
Os diodos retificadores são conhecidos por serem dispositivos capazes de conduzir energia elétrica e são compostos por dois terminais, um negativo e o outro positivo. Portanto, esse tipo de diodo é capaz de transformar uma corrente elétrica alternada em uma corrente elétrica contínua.
2) Diodo Schottky
O diodo schottky é capaz de atuar mais rapidamente que os diodos de tipos comuns, podendo realizar a condução de energia mesmo em níveis muito baixos de tensão. A sua utilização mais comum é a de retificação de corrente elétrica, inserido em chaveadores rápidos. Além disso, esse tipo de diodo também tem uma corrente de fuga menor que a de outros tipos.
3) Diodo Emissor de Luz (LED)
Por sua função, o diodo emissor de luz (também chamado apenas de LED) é o tipo de diodo com grande presença em setores eletrônicos, atuando em telas (como monitores, celulares, televisores), relógios, lâmpadas incandescentes, etc. O LED pode ser integrado com facilidade em diversos circuitos elétricos, se tornando um componente eletrônico semicondutor de alta versatilidade.
4) Diodo Túnel
Muito parecido com os diodos comuns de junção P-N, o diodo túnel pode ser usado com facilidade em circuitos com oscilações de alta frequência de ordem 1Ghz. Por esse motivo, é mais comum de ser encontrado em osciladores de alta frequência.
5) Diodo Zener
Esse tipo de diodo é o resultado da modificação de um diodo comum projetado para agir de forma inversamente polarizada. Por esse mesmo motivo, esse tipo de diodo também pode ser conhecido como “diodo de condução reversa”.
Como o nome alternativo indica, esse diodo funciona de forma inversa ou direta e age diferente dependendo de como é polarizado. Quando polarizado com tensão mínima, o diodo zener tem a capacidade de conduzir eletricidade.
6) Diodo Gunn
Usado principalmente em fabricações de tipos de transmissores de baixa à média potência ou topologias de circuito, o diodo de tipo gunn possui uma resistência negativa, semelhante ao diodo túnel.
7) Diodo Pin
Utilizado principalmente em fotodetectores e circuitos atenuadores, o diodo pin tem uma capa de material extra que não possui carga. Pode ser encontrado tão fácil quanto o diodo comum.
8) Fotodiodo
Quem já conhece sobre o tema ou tem algum conhecimento básico de biologia já deve ter entendido a função deste. Como o próprio nome indica, o fotodiodo é um diodo sensível à luz que funciona como um receptor dela, sendo capaz de fazer a conversão de fótons em eletricidade. Suas utilizações mais comuns são de captar raios ultravioletas, infravermelhos e de raio-X.
Conclusão
Considerado como um componente eletrônico semicondutor, o diodo conta com dois terminais que são capazes de fazer a passagem de uma corrente elétrica. Porém, essa passagem pode ser feita em um único sentido, passando do anodo para o catodo.
Os diodos podem ser encontrados com diferentes funções, sendo a mais comum a função de servir como uma espécie de retificador, convertendo tensão alternada em tensão contínua. O tipo mais comum é o diodo emissor de luz (LED), utilizado com frequência em telas LED.
E você, já conhecia todas as funções poderosas do diodo? Em seu trabalho ou dia-a-dia, qual o tipo de diodo mais usado? Deixe nos comentários!
1 comentário
Gosto muito destas informações.