As inúmeras possibilidades de comunicação, bem como o aumento da troca de dados entre equipamentos têm tornado os diversos segmentos da economia mais suscetíveis aos ataques cibernéticos, inclusive em sistemas de controle industriais (ICS).
Diversos casos vêm sendo divulgados nos últimos anos, o que tem elevado a preocupação das empresas com relação à segurança e sigilo de suas informações.
Com o objetivo justamente de contribuir com a prevenção e combate às ações dos hackers que a ISA Sertãozinho Section promoveu, nesta terça-feira, dia 21, um congresso sobre “Segurança Cibernética em Ambientes Industriais” na 26ª Fenasucro – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, em Sertãozinho, interior de São Paulo.
Durante o congresso, Marcelo Salvador, Diretor de Negócios da Elipse Software, ministrou uma palestra sobre a Indústria 4.0 e os impactos da segurança cibernética.
Ao longo de sua apresentação, Salvador pontuou alguns dos desafios impostos ao mercado industrial de hoje, como a necessidade de se diferenciar da concorrência e a busca por melhores custos, maior lucratividade e menores desperdícios. Na sequência, explicou como as ferramentas da Indústria 4.0 e soluções da Elipse podem contribuir para garantir ganhos de eficiência tanto a nível operacional quanto no gerenciamento da informação.