A Endress+Hauser Colômbia anunciou uma expansão significativa de suas operações no país, marcando um avanço notável no setor de automação industrial. Iniciando suas atividades em 1º de janeiro de 2016, a empresa revela agora, quase oito anos depois, a construção de sua própria sede na Autopista Cali-Yumbo.
Este desenvolvimento não apenas proporcionará uma experiência enriquecedora para seus colaboradores, mas também ampliará suas capacidades logísticas e incluirá um laboratório de calibração certificado pela ONAC. Além disso, um destaque do projeto é a criação de uma Process Training Unit (PTU).
A PTU, equipada com tecnologia de ponta, será uma planta industrial modelo que oferecerá treinamento prático avançado, indo além dos métodos teóricos convencionais baseados em PowerPoint.
Carlos Behrends, Managing Director da Endress+Hauser Brasil, destacou a importância das PTUs: “Cada uma dessas plantas-piloto, conhecidas como Process Training Units, representa um investimento de dois milhões de dólares. As PTUs são fundamentais para permitir que nossos clientes experimentem nossos instrumentos em condições reais de mercado. Além disso, elas servirão como espaços vitais de treinamento para futuros profissionais, estreitando nossa colaboração com instituições acadêmicas.”
A unidade de treinamento irá beneficiar a comunidade acadêmica, colaboradores da empresa e clientes, permitindo a realização de projetos de pesquisa e simulação de maneira segura e controlada. O objetivo é fomentar o desenvolvimento do conhecimento e incentivar a inovação entre os clientes da empresa e as universidades colombianas.
A Endress+Hauser Colômbia está projetando seu novo edifício com uma ênfase especial na sustentabilidade. A construção planejada, avaliada em um investimento de sete milhões de dólares, está prevista para ser concluída em março de 2025. As novas instalações irão incorporar elementos como aquecimento e refrigeração geotérmicos, um telhado equipado com painéis solares, jardins de chuva e calçadas permeáveis, destacando o compromisso da empresa com a redução de sua pegada de carbono.
Carlos também aproveitou para fazer um convite aos parceiros do Brasil para a inauguração do primeiro Centro de Excelência para Clientes (CEC) da empresa, localizado fora de Itatiba no parque tecnológico de Belo Horizonte, o BH Tech, marcado para 26 de março. “Esta inauguração marca apenas o início de uma série de CECs que planejamos abrir em várias partes do Brasil. Cada centro incluirá uma unidade de demonstração de equipamentos, o One Story Exhibit (OSE), que oferecerá aos profissionais de nossa indústria a oportunidade de ver diversos equipamentos em operação, inclusive em contextos da indústria 4.0″, conclui Behrends.