A Gerdau inaugurou oficialmente hoje (13) o novo equipamento de lingotamento contínuo de blocos e tarugos na usina de Pindamonhangaba, localizada em São Paulo. Essa iniciativa faz parte do novo ciclo de crescimento sustentável da empresa. A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, além de outras autoridades e executivos da organização.

Com um investimento de aproximadamente R$ 700 milhões, o novo lingotamento coloca a unidade de Pindamonhangaba em um novo nível de tecnologia e modernidade. Essa atualização traz benefícios significativos em termos de qualidade, pois o processo de lingotamento permite a produção de aço clean steel, o que melhora a limpeza, aumenta a resistência e prolonga a vida útil dos produtos.

“O novo lingotamento contínuo da usina de Pindamonhangaba, já em funcionamento e com seus produtos em fase de homologação, reforça o compromisso da Gerdau com o futuro da indústria automotiva brasileira, especialmente com o aumento da matriz de veículos híbridos e elétricos”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau. “Este investimento também reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do estado de São Paulo, baseado em pilares estratégico como a inovação e a sustentabilidade.”

O investimento na usina de Pindamonhangaba faz parte de um amplo plano de modernização de suas operações de aços especiais no Brasil até 2025. Essa iniciativa está aguardando a aprovação do Conselho de Administração da empresa e contempla investimentos na manutenção das operações, atualização tecnológica e aprimoramento das práticas ESG.

A usina de Pindamonhangaba se destaca por produzir aços especiais com uma matriz 100% renovável, utilizando sucata ferrosa como matéria-prima. Essa abordagem resulta em um produto com uma pegada de carbono muito menor do que a média mundial do setor.

Além disso, os novos investimentos em modernização estão contribuindo para uma maior eficiência energética nas operações, tornando Pindamonhangaba uma referência na produção de aço de baixo carbono no Brasil.

Compartilhe
Deixe Uma Resposta