Como promover a Transformação Digital na Indústria? Não existe uma formula única ou algum método absoluto, fato é, que as indústrias vêm buscando e experimentado diversas formas de iniciar esta jornada, levando para a Indústria 4.0.
Nestes textos apresentaremos um método, simples e direto, porém estruturado que permite criar planos de ações, a partir de diretrizes, já testadas, desde o planeamento a implantação de sistemas de digitalização.
Seguiremos um roteiro, abaixo listado, para explicar como seriam as 3 fases propostas para a implantação da Digitalização na indústria:
Fase Geral – Empoderamento dos Funcionários – Treinamento sobre a Digitalização;
Fase 1 – Plano Diretor de Digitalização – Entendendo a Jornada;
Fase 2 – Projetos de Digitalização para Indústria 4.0 – Viabilizando a Transformação;
Fase 3 – Implantando a Digitalização – Construindo a Indústria 4.0.
A construção da Indústria 4.0 passa por um tripé, onde devemos entender que estas dimensões devem perfazer todo um projeto de transformação, lembrando que o foco são sempre as pessoas. São estes abaixo, nas seguintes dimensões a observar:
PESSOAS
Como as pessoas trabalham na sua Planta Industrial?
Como planejam, operam, fazem manutenção, tomam decisões de rotina ou fora de rotina, na unidade industrial?
Como estas pessoas são treinadas e avaliadas nas suas atividades, quais possibilidades reais elas têm de mudar e melhorar processos?
A aplicação da Inteligência Artificial elevará o nível de conhecimento do trabalhador da Indústria 4.0, bem como as tecnologias habilitadoras.
PROCESSOS
Como os processos de sua Indústria funcionam?
Como é o fluxo de planejamento, como é na produção e manutenção, bem como em toda cadeia de valor?
Os processos são interconectados? Na Indústria 4.0 a convergência é o pilar técnico dos processos.
As pessoas, uma vez treinadas, terão condições e a responsabilidade da transformação dos processos atuais na planta.
TECNOLOGIAS
Quais as tecnologias que são usadas em seu parque industrial?
A Indústria 3.0, trabalha variáveis instantâneas, remetendo ao presente e permite análise do passado.
As tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, permitirão uma nova forma de produzir, do planejamento a entrega do produto, vendo o futuro.
As pessoas treinadas, que entendem as mudanças dos processos, utilizam as novas tecnologias para permitir isso.
Neste terceiro texto, vamos descrever o Método para Fase 3, a Implantação da Digitalização, mostrando as diretrizes que permitirão implantar sistemas dirigidos, focados e sob medida para as necessidades de cada planta.
Esta terceira fase tem a diretriz da Indústria 4.0 no que se refere construir, sendo: Testar, mudar e escalar, permeando nosso texto.
Sendo assim, a Implantação de Sistemas para Digitalização, em nosso caso, se baseia no tripé:
PoC, Utilização e Atualização, sendo a Educação o centro que conecta todas estas técnicas e procedimentos.
Poc Prova de Conceito
Será que vai funcionar? Sistemas de digitalização precisam ser testados em pequena escala para prova de conceito. Essa prática permite descobrir rapidamente erros e atrair o interesse pelo uso por parte dos funcionários.
Utilização e Escalar
Uma vez testado e aprovado, é hora de utilizar, depois dos usuários treinados, fazer a mudança do processo, aos poucos, criando fluidez no uso por todos, com isso fazer o plano para escalar a implantação, fazendo a mudança completa do processo de trabalho na produção.
Atualização
A atualização tecnológica é constante na questão da digitalização, a equipe responsável precisa ficar acompanhando substituições tecnológicas, atualizações, novos processos e focar em treinamentos para obter o melhor aproveitamento dos investimentos.
A Educação é o Centro
As pessoas transformam processos, as pessoas utilizam tecnologias para mudar processos.
O foco é o conhecimento das pessoas que trabalham na indústria, que promoverão e criarão a Transformação Digital, levando a Indústria 4.0.
Como fazer a Implantação da Digitalização?
- Oriente sua solução para uma mudança no processo de trabalho, o funcionário deverá ter uma nova abordagem quanto a interface na produção, eleja a tecnologia que permitirá fazer isso, monte um protótipo, teste o conceito
- Funcionando e sendo aprovado, vá mudando a forma de trabalhar, contagie e divulgue a mudança, coloque o operador para participar, escale para outras operações equivalentes e faça a mudança completa
- Faça um planejamento de atualização tecnológica baseada em PDCA, envolva todas áreas e foque nas pessoas, processos e tecnologias, compare sempre investimento com manutenção e seus impactos nas mudanças dos processos
O que a Implantação deve entregar?
- O PoC ou teste de conceito, deve entregar a resposta se funciona ou não, se não funcionar descarte logo e parta para outra, se funcionar, parta para implantação, tenha diversos PoC simultâneo
- Com o PoC funcionando, implante o sistema, vá medindo a alteração e considere as necessidades de treinamento e atualizações e como escalar de forma mais rápida e barata
- Use o PDCA para atualização constante dos sistemas digitais, bem como manutenção e treinamentos, crie um plano onde todos possam participar das rodadas de melhoria, inclusive fornecedores
Dicas Gerais
- Não tenha medo de tentar uma novidade e errar, isso faz parte da inovação, mas seja rápido
- Escale e mudança, contagiando pessoas e fazendo com que elas sejam protagonistas
- Sempre faça melhorias e atualizações, faça disto uma rotina na pauta das atividades