Muitos conceitos e ideias foram criados para sistematizar aprovações de projetos em diversas áreas, todavia, quando pensamos em tecnologia temos uma dinâmica muito especial, a questão de a mudança tecnológica ser muito mais rápida que nossa capacidade de absorver, aliada ao investimento de capital.
Não estamos querendo postular uma fórmula, nem tampouco, uma receita, porém pela vivência em estar participando de diversas rodadas de aprovação de projetos de tecnologia, nos agrada falar sobre o conhecido PoC (Prova de Conceito) e agora o PoV (Prova de Valor).
Pois bem, é certo que para aprovarmos uma tecnologia se é funcional ou não, o PoC é uma excelente ferramenta, ela nos dá uma visão, ainda que inicial se o projeto funciona ou não, os engenheiros ficam entusiasmados em demonstrar que a ideia funciona e é viável do ponto de vista operacional.
Mas normalmente, quando o PoC é levado para uma aprovação, ele percorre o caminho convencional, eu diria até mesmo, conservador de aprovação de projetos, fazendo com que muitas vezes o projeto não seja aprovado ou não continue, sendo apenas uma boa ideia.
Mas o que aconteceu? Ocorre que por mais que estejamos vivendo grandes mudanças tecnológicas, os modelos de aprovação de projetos passam por crivos que não permitem ir além do investimento e seu retorno financeiro ou na linha do tempo.
Porém nossa conversa aqui é provocar uma nova forma de pensar, não que seja revolucionária ou não tenha riscos, mas o fato, é que sem investimentos em tecnologias, ainda que não tão maduras, não vamos conseguir pivotar as empresas para os desafios que já estamos enfrentando, alguns com sucesso e outros que ainda estamos tateando para aprender.
Evoluir de PoC para PoV, esse é um bom caminho, isto é, o foco passa ser o Valor do Projeto, isto é, o que eu tiro desta solução e não quanto ela custa, isso permite uma via mais leve de testes, colocação em funcionamento e aderência de usuários, sabendo que esta solução até pode não ser definitiva, mas seguramente, permitirá abrir mentes para criar novos modelos que substituirão o existente, não que o que esteja ai seja ruim, mas sim, o que precisamos ter em um futuro que precisamos construir já, com Valores de alto impacto nas empresa.
A utilização de PoV (Prova de Valor) em vez de PoC (Prova de Conceito) para a aprovação de projetos de tecnologia traz benefícios significativos ao oferecer uma visão mais abrangente e centrada nos resultados.
Enquanto o PoC se concentra principalmente na viabilidade funcional com viés de custo de uma solução, o PoV vai além, buscando validar o valor da mudança e os benefícios tangíveis e intangíveis de um projeto.
Aqui estão alguns pontos que destacam a importância do uso do PoV:
- Foco nos resultados: O PoV se concentra em demonstrar o valor real que a solução pode oferecer na empresa. Ele procura responder perguntas como “Essa solução resolve um problema real?” e “Quais são os benefícios diretos e indiretos que a solução pode trazer para os usuários?”. Dessa forma, ele vai além da simples validação técnica ou análise de custo e oferece uma perspectiva mais completa sobre o potencial impacto positivo do projeto.
- Validação do modelo da solução: O PoV permite validar a viabilidade econômica de um projeto ao testar e demonstrar seu valor nas mudanças que este provocará. Ele ajuda a responder perguntas como “A solução é financeiramente sustentável na linha do tempo?” e “Os benefícios da solução superam os custos envolvidos, ainda que intangíveis num primeiro momento?”. Essa validação é fundamental para a tomada de decisões informadas sobre o investimento em projetos de tecnologia, a visão de longo prazo é fundamental.
- Identificação de benefícios intangíveis: O PoV é especialmente relevante quando os benefícios de um projeto de tecnologia vão além dos aspectos financeiros e incluem melhorias intangíveis, como aumento da satisfação do usuário, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade ou avanços na qualidade de vida dos usuários, segurança operacional. Esses benefícios podem ter um valor considerável, mesmo que não sejam facilmente quantificáveis em termos monetários.
- Minimização de riscos: Ao validar o valor da solução e os benefícios tangíveis de um projeto por meio do PoV, os riscos associados ao investimento em tecnologia são reduzidos. Isso porque o PoV permite avaliar a aceitação da solução na visão do usuário e na operação, testar a demanda real dos usuários e obter feedback valioso antes de fazer um investimento significativo em sua implementação, para permitir, posteriormente, escalar a solução.
Em suma, o uso do PoV oferece uma abordagem mais completa e centrada nos resultados para a aprovação de projetos de tecnologia. Ele vai além da validação técnica e de custos e permite uma avaliação mais precisa do valor da solução, dos benefícios tangíveis e intangíveis, além de minimizar os riscos associados aos investimentos em tecnologia.
Mudar o pensamento quanto aos modelos do passado para ver o futuro, não é tarefa fácil, mas vale a pena, uma geração nova está chegando rapidamente as empresas e se inquietam rapidamente por mudanças, essa é uma grande oportunidade para criar o novo, eles têm muita facilidade de criar Valor.
O que acham de nos projetos iniciais de viabilidade, além de colocar o quadro do PoC, colocar o quadro do PoV e descrever o Valor do projeto, o que ele mudará e permitirá numa linha do tempo trazer para a empresa, como este projeto engajará pessoas e permitirá abrir oportunidades de produção e redução de custos, façamos um pacto com os novos modelos e a nova geração que está aí, vamos trabalhar juntos e trazer o futuro mais rápido, ao invés de só acreditar.