A Rockwell Automation iniciou o ano de 2023 com novas metas e projeções. O setor farmacêutico é uma das verticais prioritárias neste ano, o qual atualmente é responsável por grande parcela dos resultados da companhia no Brasil.
Até o final de 2023, a empresa estima ampliar seus negócios em clientes existentes e conquistar novas parcerias com clientes chave.
De acordo com Marcelo Sereno, Líder de Vendas para a Indústria de Ciências da Vida na Rockwell Automation, o setor farmacêutico é estratégico neste momento, pois grande parte das indústrias deste segmento demandam uma constante necessidade em levar os medicamentos ao mercado mais rapidamente, mas, mantendo a conformidade regulatória e a integridade dos dados. “Nos Estados Unidos, 95% das empresas do setor que estão na Fortune 500 contam com nossas soluções para otimizar a qualidade do produto, reduzir perdas e aumentar a flexibilidade. Nossa intenção é expandir essa presença também no Brasil”, explica.
O executivo esclarece que as necessidades deste setor exigem maior gerenciamento de processos, convergência da TI (Tecnologia da Informação), da TO (Tecnologia Operacional) e, ainda, mais eficiência nas operações de pesquisa e desenvolvimento, para a obtenção de aprovação das agências reguladoras. “Nosso objetivo é auxiliar nossos clientes do mercado farmacêutico a otimizarem seus processos, aumentando sua rentabilidade e reduzindo seu risco regulatório e sem a utilização de papel, desde a pesquisa e o desenvolvimento, até a produção final”, afirma Sereno.
Para Ricardo Resende, Gerente de Vendas Brasil, as empresas do segmento buscam cada vez mais operações inteligentes e conectadas para se manterem competitivas e atenderem da melhor maneira seus consumidores. Sendo assim, seus principais objetivos são, além de realizar lançamentos mais rápidos dos fármacos para o mercado, criar medicamentos personalizados e, consequentemente, diminuir as interrupções na cadeia de fornecimento.
“As demandas da produção farmacêutica aumentaram e, para atendê-las é preciso um novo tipo de instalação, que seja inteligente, segura, conectada, flexível e compatível. Ou seja, implementando uma instalação do futuro e automatizando os processos, será possível diminuir o tempo de lançamento dos medicamentos no mercado, superar os padrões de qualidade, maximizando a produtividade, bem como proteger-se contra as ameaças de segurança”, defende o executivo.
Resende garante ainda que a empresa está focada em ajudar às indústrias do setor a atingirem melhores resultados este ano no processo de desenvolvimento dos seus produtos. “Temos soluções e especialistas preparados para fornecer às empresas acesso em tempo real a dados essenciais de fabricação que incentivam sua tomada de decisão, aprimoram os processos de negócios e oferecem informações de produção, além de uma integração da cadeia de fornecimento, alinhando as operações locais com os requisitos globais e otimizando a eficiência em toda a empresa”, finaliza.