Quem precisa gerenciar projetos e equipes sabe o quão difícil pode ser encontrar uma ferramenta capaz de ajudar a organizar todas as etapas necessárias para a conclusão do projeto e que mantenha a organização de todos os colaboradores.
Antes de se desesperar achando que precisa de centenas de ferramentas diferentes para conseguir isso, calma! Há uma metodologia composta de um conjunto de práticas capazes de lhe ajudar no gerenciamento de qualquer projeto grande de forma fácil.
Ficou interessado(a)? Então conheça aqui tudo sobre o método Scrum: o que é, como funciona e como implementar em sua empresa ou equipe.
O que é Scrum?
“Fazer mais, em menos tempo”, esse é o lema do Scrum, um termo muito conhecido e usado em empresas de tecnologia, principalmente em áreas responsáveis por desenvolvimento de software e de sites. O método de trabalho consiste basicamente em ser um framework, dentro do grupo de metodologias ágeis, que é capaz de permitir que o gestor gerencie projetos grandes com mais praticidade.
Dessa forma, a metodologia Scrum garante um trabalho em equipe funcional e produtivo, permitindo que os prazos sejam cumpridos e que a qualidade seja mantida ao sempre ter uma visão clara de cada progresso realizado.
Como funciona o método Scrum?
Se você ainda não conhecia a metodologia Scrum, não se preocupe. Não há nenhum segredo oculto ou etapas complicadas para seguir, podendo implementar o Scrum de forma fácil em seus projetos ou equipes.
A metodologia Scrum funciona, na verdade, como uma resposta ao modelo de gestão de trabalho em cascata. Embora tenha nascido dentro da área de desenvolvimento de softwares, o Scrum pode ser utilizado em várias outras áreas, como áreas jurídicas e até mesmo de Recursos Humanos, por exemplo.
Para ser aplicada, esse método se divide em:
- Sprints: dentro do Scrum, esse termo se refere aos ciclos do processo e, como procuram diminuir o gasto de tempo e recursos, costumam durar entre semanas a um mês.
- Product Backlog: de forma simples e prática, este é o termo que nomeia a meta central do projeto. Ou seja, os objetivos que planeja-se alcançar.
- Sprint Backlog: enquanto o product backlog diz respeito ao objetivo do projeto como um todo, o sprint backlog refere-se apenas as tarefas e planejamento que precisam ser feitos em cada um dos sprints/ciclos. Ou seja, criando uma meta para cada ciclo.
- Daily Scrum / Stand Up Meeting: como o próprio nome já indica, este terceiro termo utilizado no Scrum diz respeito às reuniões diárias que precisam acontecer para ter um acompanhamento correto do projeto, onde será debatido resultados e problemas encontrados durante o trabalho. Já o seu segundo nome vem da indicação geral de que essas reuniões devem ser feitas, principalmente, em pé. Dessa forma, elas serão rápidas e objetivas.
- Sprint Planning Meeting: diferente da daily scrum, essa reunião deve ser feita somente no início dos sprints, auxiliando no planejamento e na priorização correta de tarefas que precisam ser realizadas durante aquela etapa.
- Sprint Review Meeting: a última reunião da lista de itens do Scrum refere-se ao encontro que precisa acontecer ao final de cada sprint, onde os membros da equipe irão apresentar os resultados obtidos neste ciclo.
Mas além das etapas acima, o Scrum também conta com três tipos de papéis diferentes, e são:
- Product Owner (PO): o profissional que fica encargo de ser o Product Owner (PO) de um Scrum se torna o responsável pela liderança, decidindo o que deve ser feito, a importância de cada etapa, comunicação entre os demais colaboradores e estar sempre a disposição para ajudar em qualquer necessidade.
- Scrum Master: como o próprio nome indica, o scrum master tem como função ser o “mestre” de todo o processo, auxiliando os demais colaboradores envolvidos a usarem a ferramenta da forma correta, podendo alterá-la de acordo com as necessidades. Entretanto, ele não tem o papel de ser um gerente.
- Time Scrum: este termo refere-se às equipes que ficam em cargo de determinar quais são as melhores formas de alcançar o objetivo do Scrum ao planejarem, construírem e fazerem testes até que o produto final seja concluído. Geralmente, este time deve ser de 3 a 10 pessoas somente.
Benefícios de implementar o método Scrum
Desde a sua criação, a metodologia Scrum vem auxiliando a realização de projetos dentro de diferentes organizações e profissionais ao redor do mundo inteiro com seus vários benefícios. Alguns deles são:
- Redução de custos e despesas
- Aumento da produtividade da empresa/equipe
- Melhora a comunicação entre os colaboradores da equipe
- Redução no tempo de entrega do projeto
- Aumento da agilidade no projeto
- Garantia de uma melhora contínua
- Simplificação de processos complicados ou extensos
- Estimulação da criatividade dos envolvidos
- Garantia da satisfação do cliente
- Aumento da motivação da equipe
Esses foram apenas alguns dos exemplos das melhores vantagens de implementar o método Scrum em projetos, mas, quem faz a gestão de equipes, sabe que a metodologia tem muito mais para oferecer!
Como implementar o método Scrum na sua empresa
1) Organize uma equipe
A metodologia Scrum consiste basicamente em aumentar a motivação e produtividade de todos os colaboradores envolvidos no projeto e, para isso, é preciso que você tenha uma equipe formada. É importante também determinar quais funções cada membro irá exercer dentro dos processos, escolhendo quem será o Scrum Master e o Product Owner.
2) Planeje o Product Backlog
Em seguida, será preciso criar o Product Backlog onde será definido quais funcionalidades o produto terá. Também é possível determinar quais tarefas precisam ser concluídas para alcançar o resultado e qual ordem de prioridade elas terão.
Porém, esse Product Backlog não é uma meta definitiva e, caso seja necessário, ele pode sofrer alterações durante o progresso dos processos produtivos quando há novas demandas.
3) Planeje os Sprints
Com a meta já definida, é momento de planejar cada ciclo ou etapa que deverão se tornar os sprints do trabalho, determinando também o padrão deles e o prazo de conclusão de cada um.
4) Realize todas as reuniões necessárias
Não importa o nível de comunicação entre a sua equipe, realizar as reuniões do Scrum é uma etapa obrigatória que fará toda a diferença no resultado do produto final. Seja as reuniões diárias, as do início ou fim de cada ciclo… Sempre realize todas elas com comprometimento!
Conclusão
O Scrum é um framework que pertence ao grupo de metodologias ágeis e tem como objetivo gerenciar trabalhos ou projetos grandes de forma fácil, diminuindo-o em tarefas menores. Dessa forma, há uma garantia de trabalho mais rápido, mais barato e com mais qualidade.
Embora seja muito usado principalmente na área de desenvolvimento de software e sistemas, o método Scrum pode ser aplicado em qualquer tipo de área, sendo modificado para encaixar nas necessidades do projeto.
Você já conhecia a importância do método Scrum de produtividade? Deixe a sua experiência nos comentários!