As empresas Siemens e Siemens Energy reforçaram suas apostas no fomento à inovação por meio de um acordo firmado com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para integrarem o Hub de Inovação do IPT Open Experience. O espaço tem como objetivo unir expertises para ser o maior centro de inovação do País.
Segundo as empresas, a decisão se integrar ao Hub de Inovação se deu por conta da total aderência às suas estratégias inovação.
No local, companhias, institutos de pesquisa, pesquisadores e startups irão desenvolver projetos de forma colaborativa, resolver desafios reais colocados pelo mercado, capturar incentivos e fomentos com outras instituições, além de participar de pesquisas e compartilhar know-how em inovação junto aos parceiros do hub em um ecossistema de inovação.
Outros grandes players do mercado, como a 3M e a Kimberly Clark, também aderiram à iniciativa do IPT Open Experience.
“Os ecossistemas de inovação aberta são cada vez mais importantes no desenvolvimento do potencial inovador de uma empresa, e contribuem fortemente em soluções centradas no cliente. Por isso, com a nossa participação no IPT Open Experience, estabelecemos um alicerce do desenvolvimento sustentável da Siemens e dos segmentos em que atuamos, indústrias e cidades inteligentes brasileiras”, afirma Pablo Fava, CEO da Siemens.
Atualmente a Siemens também desenvolve outras iniciativas de inovação, como a criação de laboratórios de digitalização – MindSphere Application Center (MAC), em Jundiaí, e o Digital Experience Center (DEX), em São Paulo – além da realização de hackathons, cooperação em espaços de cocriação, investimento em empresas inovadoras, projetos de aceleração com startups, entre outros.
“Na Siemens Energy procuramos evoluir constantemente as formas de inovar em Hardtech, com o apoio de universidades e centros de pesquisa em São Paulo e no Brasil. A adesão ao IPT Open Experience é uma peça importante nessa jornada, que requer a potencialização de competências e parcerias para convergir em ecossistemas integrados que possibilitem a co criação com nossos clientes”, comemora André Clark, General Manager da Siemens Energy.
O IPT Open Experience é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, e vai reunir também universidades, institutos de pesquisa, empresas, startups e incubadoras.
No local também ficarão as instalações da GranBio, empresa de biotecnologia 100% brasileira que aderiu à iniciativa na modalidade Centro de Inovação.
O objetivo é fazer do local um grande espaço de coworking de inovação para o desenvolvimento de novos projetos, e é o primeiro passo para transformar a região, que fica entre a Universidade de São Paulo (USP) e o Ceagesp, na região sudoeste da cidade de São Paulo, em um grande polo voltado a novas tecnologias com a atração de empreendimentos transformadores.