O braço de tecnologia da TRUMPF adquiriu a HBH Microwave GmbH, fundada em 1999 e que atualmente emprega 50 pessoas em suas instalações em Stutensee, perto de Karlsruhe, na Alemanha.
Com expertise no desenvolvimento de tecnologia e aplicações para geradores de micro-ondas de estado sólido, a aquisição da HBB oferece uma base sólida para a TRUMPF Hüttinger realizar a transição do magnetron baseado em tubo de vácuo para geradores de energia por micro-ondas de estado sólido.
Geradores de micro-ondas de estado sólido baseados em semicondutores são dispositivos utilizados em aplicações industriais de aquecimento, secagem e plasma, bem como em tecnologia de comunicações e radares.
Os geradores de plasma que operam na faixa média e radiofrequência são usados, por exemplo, em aplicações e processos de revestimento de película fina.
As aplicações de gerador de plasma incluem o revestimento de grandes áreas de vidro e lâminas, bem como a deposição e ablação de materiais em chips semicondutores, mídia de armazenamento de dados, displays e células solares.
Expandir o portfólio para novas áreas de negócios baseadas na tecnologia de micro-ondas é um dos objetivos estratégicos da multinacional. Assim, a aquisição soma-se aos métodos de excitação de plasma existentes e cria acesso a novos mercados, como aquecimento industrial e aceleradores de partículas. Outro segmento que está na mira da empresa é o de aceleradores de partículas para pesquisa, medicina e indústria.
Segundo Guido Baumann, diretor administrativo da HBH Microwave, chefe de vendas e marketing, desde que a empresa foi fundada buscou-se oferecer a melhor tecnologia de micro-ondas para os clientes.
“Estamos ansiosos para fazer parte de uma empresa inovadora como a TRUMPF Hüttinger. Ao combinar nossa experiência em tecnologia de micro-ondas com a TRUMPF Hüttinger na fabricação industrial, obteremos acesso a mercados muito maiores”, complementa.
A aquisição também permitirá à TRUMPF Hüttinger expandir seus negócios no mercado de aceleradores de partículas. As áreas de aplicação mais comuns para aceleradores de partículas estão na medicina e na indústria. As aplicações médicas incluem terapia de radiação e feixe de partículas no tratamento contra o câncer.