A Universal Robots, empresa dinamarquesa de cobots, registrou, no último trimestre de 2022, uma receita de US$ 85 milhões, elevando a receita anual para US$ 326 milhões, representando um aumento de 5% quando comparado ao ano de 2021. Em moeda corrente, o crescimento ao longo do ano foi de 12%.
“Estamos orgulhosos de continuar expandindo nossos negócios, apesar de enfrentarmos um ambiente macroeconômico difícil em 2022. Procuramos focar naquilo que podemos controlar e superamos os desafios da cadeia de suprimentos para relatar nossa maior receita anual até o momento”, comenta Kim Andreasen, Diretor Financeiro da Universal Robots.
A demanda por automação na Europa desacelerou em 2022, principalmente após o início da guerra na Ucrânia. Os resultados da Universal Robots também foram afetados pelas mudanças nas taxas de câmbio, que criaram obstáculos adicionais ao crescimento.
Apesar das mudanças nos mercados globais, prevê-se que a demanda geral por automação continue a crescer em 2023 e nos próximos anos, impulsionada pela crescente escassez de mão de obra e mudanças nas expectativas do local de trabalho.
Em 2022, a Universal Robots tomou medidas para atender a essa demanda crescente. “Investimos na construção de experiência de classe mundial em soldagem, paletização e manutenção de máquinas. Também trabalhamos com nossos parceiros de ecossistema para tornar a automação cada vez mais fácil para nossos clientes. 2022 foi um ano muito importante para nós, pois iniciamos a construção de uma nova sede, atingimos nosso marco de mil colaboradores e lançamos um cobot inovador”, finaliza Kim Povlsen, Presidente da Universal Robots.