A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, no último dia 7, o Laboratório de Robótica e Automação Industrial da instituição, através de uma iniciativa do Grupo de Robótica e Automação da Escola Superior de Tecnologia (EST).
O projeto visa facilitar o desenvolvimento de atividades nas seguintes áreas: Automação Industrial, Desenvolvimento de Aplicativos Mobile (Android, IOS e Windows Phone), Desenvolvimento de Softwares, Robótica, Tecnologia Assistiva e Visão Computacional. Assim, o objetivo do Grupo de Robótica e Automação é, com o novo laboratório, aumentar a produção de tecnologias aplicadas à sustentabilidade da Amazônia.
Atualmente, a equipe responsável é composta por 20 pesquisadores divididos entre acadêmicos, técnicos-administrativos e professores. Com a inauguração do laboratório, eles esperam atrair novos investimentos para melhorar a qualidade e produção das pesquisas.
O grupo existe desde 2007 e, através de parcerias com empresas e institutos do Polo Industrial de Manaus, buscam inovações tecnológicas para a região amazônica por meio da capacitação de universitários da UEA e pela produção de pesquisas.
O laboratório ainda apresenta parceria com quatro empresas do Polo Industrial de Manaus, as quais auxiliam no desenvolvimento das atividades realizadas, são elas: Samsung, Microsoft, NCR, Dowertech e Federal Mogue. Até o final de 2014, a universidade prevê o incremento de 15 projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Para complementar, o Centro de Capacitação ainda comportará os seguintes laboratórios: Desenvolvimento de Softwares, Mecânica e Novas Ideias; além disso, apresenta uma Máquina Fresadora. Como equipamentos complementares, a equipe possui quatro Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), entre eles, três Drones e um Helicóptero.
Fonte da Imagem: Reprodução / UEA