A Yokogawa Electric Corporation anunciou aquisição de capital na APB Corporation (APB), pioneira no desenvolvimento de uma bateria de íons de lítio de próxima geração chamada ‘All Polymer Battery’. Dessa forma, a empresa pretende ampliar o portfólio na área de sistemas de gerenciamento de energia.
A APB é uma startup japonesa que trabalha para a aplicação prática de sua bateria com todos os polímeros. A bateria desenvolvida pela empresa nascente oferece alta densidade de energia e alta flexibilidade de forma e tamanho, para que possa ser usada em uma ampla gama de aplicações.
Dentre elas, destacam-se as baterias de armazenamento em grande escala utilizada em fontes de energia renováveis, como eólica e solar.
A parceira estabelece que a Yokogawa fornecerá seu EMS para uso com os sistemas de armazenamento de energia (ESS) que a APB construirá, venderá e também coletará os dados de condição de células ou módulos individuais e os dados de operação do ESS para otimizar esses sistemas e entregar planos de operação eficientes.
Parceira estratégica
Com a aquisição, a Yokogawa alavanca o controle e tecnologias da informação em vários negócios relacionados à produção e uso eficiente de energia, como o negócio de gerenciamento de energia da planta, o que inclui tanto o controle otimizado dos sistemas de geração de energia eólica e de biomassa quanto a operação eficiente de equipamentos de caldeiras, turbinas e geradores (BTG), bem como os negócios de agregação de recursos de usinas de energia virtual (VPP).
Ao adquirir uma participação na APB, a Yokogawa poderá aplicar a tecnologia de otimização e operação eficiente que desenvolve a uma variedade de baterias de armazenamento em larga escala e desenvolver seus negócios para os sistemas de gerenciamento de recursos energéticos distribuídos que utilizam essas baterias.