Se você gosta de robótica, pode tentar criar um robô que faça alguma função específica como o engenheiro e youtuber Peter Sripol. Diante da necessidade de criar um robô aspirador de pó que pudesse subir escadas, ele equipou um robô aspirador Roomba com motores elétricos e um trio de rotores para que o dispositivo voe e supere obstáculos antes intransponíveis.
Em seu canal no YouTube, Peter explica: diferentemente dos modelos disponíveis atualmente, que limpam um cômodo por vez e precisam ser transportados, o robô voador possui motores que, quando acionados, deslocam ar suficiente para dar sustentação ao aparelho e passa a voar como um drone.
O projeto custou US$ 200 em componentes eletrônicos. Em termos de comparação, o Roomba custa um terço do preço. Mesmo assim, a ideia inovadora retira um dos maiores entraves: o deslocamento. As máquinas atuais aspiram apenas um cômodo por vez e precisam ser movidas manualmente para outro lugar.
No entanto, nada é perfeito. O robô aspirador ainda é um protótipo que necessita de aprimoramentos. Primeiro, o controle do voo é todo manual e o ar deslocado pelos motores tende a dificultar a operação do robô voador aspirador de pó.
Além disso, a operação depende de um componente humano para pilotar por meio de um controle remoto. Ou seja, uma vez aéreo, o aspirador de pó deixa de ser autônomo. Mas a ideia não deixa de ser bem legal.